A Manuchar quer minimizar as consequências negativas das mudanças climáticas. Portanto, estamos comprometidos em prevenir e reduzir o impacto de nossas operações no meio ambiente. Comprometemo-nos com o acordo de Paris para limitar o aquecimento global a menos de 2 graus Celsius e com a Lei Climática da UE de uma economia e sociedade europeias neutras em termos de clima até 2050. As metas 13 e 14 dos ODS foram adotadas como áreas de foco estratégico.

Energia Renovável

Como parte de nossas atividades comerciais, consumimos eletricidade e diferentes tipos de combustível em nossas instalações. Implementamos relatórios de energia em todo o grupo em 2018 e aprimoramos constantemente nossos relatórios ambientais para identificar nosso potencial de economia de energia.

Nossa meta é que as energias renováveis atendam a 50% de nossas necessidades de energia até 2030. Demonstramos nosso compromisso com essa meta por meio do início de projetos de energia renovável. Isso inclui instalações solares fotovoltaicas e a substituição de empilhadeiras a diesel por empilhadeiras elétricas em várias instalações em nossa organização.

Carbono Líquido Zero  

A Manuchar reconhece nossa responsabilidade de proteger o meio ambiente e reduzir nossa pegada de carbono em toda a organização. Nosso caminho para o carbono líquido zero inclui visibilidade, redução e compensação. Estabelecemos uma meta para reduzir nossas emissões de CO2 de escopo 1 e 2 em 50% até 2030.

Para atingir essas metas e alcançar nossa ambição de zero líquido até 2050, aceleraremos nossa descarbonização com uma transição gradual para energia renovável sempre que possível. Também estamos comprometidos em nos envolver ativamente em parcerias para explorar maneiras de melhorar o desempenho ambiental em nossas cadeias de valor. Quando a redução adicional não for possível, as emissões de escopo 1 e 2 serão compensadas.

Nossa sede em Antuérpia, na Bélgica, obteve o selo CO2 NEUTRO desde 2019. A longo prazo, pretendemos estender essa neutralidade de carbono para nossos outros escritórios e unidades operacionais.

Água e Recursos Naturais  

A Manuchar trabalha continuamente para minimizar os impactos ambientais das nossas atividades comerciais no solo, na água e no ar. O estresse hídrico é uma preocupação global crescente e a disponibilidade de água potável e o uso sustentável da água nunca foram tão importantes. Embora nossa demanda de água seja baixa, tratamos a água como um recurso escasso. Nos comprometemos a reduzir a nossa pegada hídrica em 50% até 2030. A redução do consumo de plástico e a prevenção de resíduos marinhos são componentes importantes do nosso programa ambiental. Estamos comprometidos em eliminar a poluição da água em todas as áreas da cadeia de valor, para garantir a saúde dos ecossistemas aquáticos e das comunidades que deles dependem.

Gestão de Resíduos 

Na Manuchar, estamos comprometidos com a gestão sustentável e compatível de resíduos. Para prevenir e reduzir a geração de resíduos, trabalhamos ao lado dos nossos parceiros da cadeia de suprimentos para impulsionar soluções circulares.

Nossas operações em todo o mundo estão comprometidas em reduzir, reutilizar, reciclar, reparar e revender resíduos antes de descartá-los com responsabilidade em aterros sanitários. Como medida para estabelecer metas específicas de redução de resíduos, registramos sistematicamente os volumes de vários tipos de resíduos, incluindo resíduos operacionais e gerados em escritórios. Estabelecemos uma meta de reduzir nossos resíduos para aterros em 50% até 2030.

 

Veja o nossoRelatório We Care 2021

Relatório We Care 2021